Google Translate
Imperdível, seja sócio!
icone telefone

+55 (11) 3077-2050 | 3167-2008

17 de setembro de 2020

CPRM comemora 50 anos em prol do avanço científico e tecnológico do país

CPRM comemora 50 anos em prol do avanço científico e tecnológico do país

Alexandre Vidigal assume a presidência do Conselho de Administração da empresa

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) está comemorando, em 2019, meio século de atividades voltadas para a geração e disseminação do conhecimento geocientífico e tecnológico brasileiro.

Nos próximos dois anos, o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Alexandre Vidigal, ficará à frente do Conselho de Administração da CPRM em substituição a Otto Bittencourt.

As comemorações em Brasília reuniram autoridades do setor de mineração, parlamentares, representantes de empresas e instituições, além de funcionários do órgão.

De acordo com Vidigal, o setor de geologia e mineração possui carências reconhecidas pelo próprio setor. “Precisamos incrementar as pesquisas e dotar a CPRM dos melhores recursos tecnológicos e de conhecimentos possíveis para que esses resultados sejam alcançados’, afirmou o presidente do Conselho.

Trajetória

A CPRM foi instituída através do decreto-lei nº 764, de 15 de agosto de 1969, como empresa de economia mista vinculada ao Ministério de Minas e Energia, com o objetivo de organizar e sistematizar o conhecimento geológico do Brasil. Os programas executados eram desenvolvidos pelo então Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM (atual ANM), do Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica – DNAEE.

No início da década de 90, a Lei 8.970 alterou o regime jurídico da CPRM para empresa pública, direcionando as atividades do órgão para as áreas de geologia ambiental, hidrogeologia e riscos geológicos, fortalecendo a atuação conjunta com as administrações federais, estaduais e municipais.

Desde então, são algumas das principais atribuições do órgão subsidiar a formulação da política mineral e geológica, além de participar do planejamento, da coordenação e execução dos serviços de geologia e hidrologia de responsabilidade da União em todo o território nacional.

Também estão sob a responsabilidade da CPRM estimular o descobrimento e o aproveitamento dos recursos minerais e hídricos do país, e ainda, orientar, incentivar e cooperar com entidades públicas e privadas na realização de pesquisas e estudos para o fortalecimento do setor.