Logo ABINAM e SINDINAM
Google Translate
Imperdível, seja sócio!
icone telefone

+55 (11) 3167-2008 | 3167-3248

22/03/2025

22 de março: Dia Mundial da Água – Por uma nova política de água potável

*Por Carlos Alberto Lancia

As mudanças climáticas e o aquecimento global, já não são mais novidade para nenhum de nós.

O que temos observado é que cada vez mais, as águas de abastecimento público que captam em rios, lagos, riachos, tem entregado uma água com maior turbidez, e com problema de qualidade reclamada por várias cidades do Brasil.

A enchente do Rio Grande do Sul, nos trouxe uma grande lição, que ficar sem água potável, é um caos para a sociedade, e se não fosse a água mineral, para socorrer de imediato a população, teríamos criado um problema social incomensurável.

Preservar os mananciais é uma solução, e só tem uma maneira de fazê-lo, é voltar a plantar as matas, em áreas em volta dos rios, nascentes, represas, enfim, aquela política que foi incrementada na época do Brasil Colônia, onde se desmatava todas as margens dos rios, em função das doenças tropicais, está refletindo até hoje.

Só tem uma maneira de termos uma água potável de qualidade, é a preservação ambiental.

Portanto, falar em política pública para água potável, precisamos urgentemente escrever uma nova política pública, pois a atual está ultrapassada. e sem querer puxar a sardinha para o setor de água mineral, a água mineral brasileira está dando um exemplo à sociedade como um todo.

A sua existência faz com que os mananciais onde estão estas jazidas de águas minerais sejam preservadas desde 1945, essas fontes de águas mineral natural, se tem, graças a ao código brasileiro de águas minerais, que trouxe uma proteção, para esse bem precioso que é a água.

Portanto, vamos repensar a política nacional para água potável, e o caminho a ser seguido é o que a ABINAM tem realizado ao longo de sua existência, preservando o meio ambiente e os mananciais. Uma nova política pública de água potável no Brasil não é apenas uma necessidade, mas uma questão de justiça social, saúde pública e preservação ambiental. A água é um bem precioso e sua gestão adequada é essencial para o futuro do país. É preciso agir de forma coordenada, planejada e eficiente para garantir que todos os brasileiros tenham acesso a esse recurso vital, promovendo um desenvolvimento sustentável e combatendo as desigualdades históricas que ainda persistem sem acesso a esse bem básico. A implementação de uma política pública bem estruturada é, portanto, um passo fundamental para o Brasil alcançar um futuro mais justo e equilibrado para suas próximas gerações.

Dia 22 de Março é o Dia mundial da Água, e da Vida, pois sem água não há Vida!

* Carlos Alberto Lancia é presidente da Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (ABINAM)

Artigo originalmente publicado no Portal R7 – Leia a íntegra em noticias.r7.com

Notícias Relacionadas

Maria Mattar

06-05-2025

Nova regulamentação em...

ABINAM promove workshop exclusivo sobre o tema nesta sexta-feira (9/5), com participação de associados e não associados. ...

Ler mais

Maria Mattar

04-04-2025

Curso de biossegurança p...

A ABINAM e o SINDINAM deram início neste mês ao curso “Biossegurança e Prevenção de Riscos Ocupacionai...

Ler mais

Maria Mattar

27-03-2025

Presidente da Abinam dá...

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam), Carlos Alberto Lancia, concedeu entrevista ao jornal ...

Ler mais

Maria Mattar

14-03-2025

Abinam Responde: O que ob...

No Dia do Consumidor, a ABINAM reforça a importância da escolha consciente...

Ler mais