Logo ABINAM e SINDINAM
Google Translate
Imperdível, seja sócio!
icone telefone

+55 (11) 3077-2050 | 3167-2008

Instituto Rever – Compromisso com a Logística Reversa no Brasil

Com o lançamento do Instituto Rever, a indústria reafirma seu compromisso com a Logística Reversa no Brasil.

 

Em razão do sucesso e do reconhecimento da modelagem do Sistema baseado em Certificados de Reciclagem, o Instituto Rever passa a assumir, a partir desta segunda-feira (22/11/2021), as ações institucionais e operacionais que a FIESP vinha exercendo desde a concepção do Sistema, em 2018.

Cinquenta entidades e mais de 2 mil empresas estão associadas ao Instituto. De novembro de 2018 a agosto de 2021, mais de 260 mil toneladas de massa foram certificadas e mais de R$ 16,5 milhões foram investidos, no estado de São Paulo.

Com o lançamento do Rever, que foi oficializado em evento realizado na FIESP, transmitido pelo Youtube da entidade, além de atuar nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazonas e Rio Grande do Sul – estados já contemplados pelo Instituto – empresas de todo o país poderão receber assistência e suporte para atingir, de forma competitiva, suas metas de logística reversa.

“O Instituto Rever identificou que as empresas demandam soluções que tenham baixo custo e lhes garantam a segurança jurídica necessária para que elas continuem investindo na cadeia da logística reversa”, explica o presidente do Instituto Rever, Carlos Alberto Lancia.

Os Certificados de Reciclagem emitidos pelo Rever comprovam a restituição ao ciclo produtivo da massa equivalente das embalagens recicláveis após o uso pelo consumidor, com base em notas fiscais, e o Sistema resulta em movimentação da economia e aumento dos níveis de reciclagem no Brasil.

Tornar-se um membro do Rever é fácil. Basta que a empresa tenha vínculos com alguma entidade associada ao Instituto e faça o levantamento da massa de embalagens colocada no mercado para calcular sua meta.

“A partir daí, ela adquire os certificados de reciclagem e passa a constar nos
relatórios que são enviados pelo Instituto aos órgãos ambientais”, conta o diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da FIESP e do CIESP, Lancia.

Agora com capilaridade em outras regiões do país, o Instituto pretende, por meio da receita advinda dos certificados, promover network, negócios B2B e parcerias institucionais.

“O Instituto poderá firmar instrumentos e cooperações com entidades da sociedade civil, sindicatos, federações, associações e pessoas físicas e jurídicas que se interessarem por nossas atividades e nossos serviços”, destaca Lancia.

EMPRESAS PARTICIPANTES A NÍVEL NACIONAL

ÁGUA MINERAL HYLEM
www.hylem.com.br

ÁGUA MINERAL LEGÍTIMA LINDÓIA
www.legitimalindoia.com.br

ÁGUA MINERAL LEVE
www.aguamineralleve.com.br

ÁGUA MINERAL SANTA CÂNDIDA
www.daflora.com.br

ÁGUA MINERAL SANTA INÊS
www.aguasantaines.com.br

ÁGUA MOGIANA
www.fontesarandi.com.br/produtos/agua-floresta/

ÁGUAS PETRÓPOLIS PAULISTA
www.petropolispaulista.com.br

ÁGUAS PRATA
www.aguasprata.com.br

ALCEU DE MORAES
www.moraesminerais.com.br/empresa/

DANONE LTDA.
www.corporate.danone.com.br/aguas

ECOLEVE
aguaecoleve.com

EMPR. DE ÁGUAS MIN. IBIRÁ
www.aguaibira.com.br

EMPR. DE MIN. A&M
www.cristalinaaguamineral.com.br

EMPR. DE CREMASCO
www.lindoyaoriginal.com.br

EMPR. MIN. GOMIERI
www.aguamineralpalmares.com.br

ENG. E DISTR. BEBID. PALO VERDE
www.fonteacquavita.com.br

FLAMIM MINERAÇÃO
www.bioleve.com.br

FONTE PEDRA BRANCA
www.villafonte.com.br/about2

FONTE SONJA
www.acquamundisp.com.br

FONTE VERÔNICA
www.fonteveronica.com.br

FUNDAÇÃO JOÃO PAULO II
www.fjpii.cancaonova.com

JOSÉ BAUER DE ATAÍDE
www.aguaaragua.com.br/empresa/

LINDOIANO FONTES DE ÁGUAS MINERAIS
www.lindoyaverao.com.br

MINALBA ALIMENTOS E BEBIDAS
www.minalbabrasil.com.br

MINA PRATA MINERAÇÃO E COM.
www.aguamineralpratania.com.br/index.php

MINER. MONTEIRO LOBATO
www.aguamonteirolobato.com.br

MINER. SAMPEDRENSE
www.aguahimalaia.com.br

MINER. SANTA MARGARIDA
www.aguavivaleve.com.br/nossa-agua/

MINER. HERWE
www.aguaklarina.com

PINGADOR ÁGUAS MINERAIS
www.pingadoraguamineral.com.br

RADESCO MINERAÇÃO
www.radescomineracao.com.br

SANTUÁRIO APARECIDA
www.a12.com/agua-de-aparecida

TINGUÁ EMPR. DE MINERAÇÃO
www.aguamineraltingua.com.br

1º Leilão do Instituto Rever 2022

Foi realizada, no último dia 12, a primeira concorrência de Certificados de Reciclagem (CRE) do Estado de São Paulo com o acompanhamento de um verificador independente de resultados. Promovida pelo Insituto Rever e verificada pela Central de Custódia, a concorrência está alinhada ao decreto federal 11.044 publicado oficialmente em 13 abril de 2022.

De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, o primeiro leilão de crédito de reciclagem após a criação do Recicla+, arrecadou mais de meio milhão de reais. “ O objetivo é um só: criar uma verdadeira economia verde, capaz de gerar emprego e renda para todos os brasileiros”, afirma Joaquim Alvaro Pereira Leite, Ministro do Meio Ambiente.

O que são os CRE?

Os Certificados de Reciclagem são documentos emitidos que comprovam a restituição ao ciclo produtivo da massa equivalente das embalagens recicláveis após o uso pelo consumidor, com base em notas fiscais. Os CREs são adquiridos por empresas que precisam comprovar a participação em ações referentes à logística reversa de embalagens em geral e servem como uma forma de traduzir para os órgãos de controle que determinada empresa cumpriu suas metas.

Os Certificados de Reciclagem são uma forma de direcionar recursos para o desenvolvimento da cadeia de reciclagem, gerando benefícios sociais e ambientais, além de contribuir para o aumento das taxas de reciclagem no país.

Sobre o decreto 11.044

O decreto federal número 11.044 institui o Certificado de Crédito de Reciclagem – Recicla+ estabelece que notas fiscais eletrônicas emitidas pelos operadores, oriundas das operações de comercialização de produtos e de embalagens recicláveis, só serão homologadas para fins de emissão do Recicla+, após a comprovação de sua veracidade, da autenticidade, da unicidade e da não colidência da nota fiscal eletrônica por verificador independente.

De acordo com o decreto, verificador independente é pessoa jurídica de direito privado, contratada pela entidade gestora, que não realiza atividades próprias de entidade gestora ou de entidade representativa, responsável pela custódia das informações e pela verificação dos resultados de recuperação de produtos ou de embalagens com o objetivo de evitar a colidência de notas fiscais eletrônicas e, consequentemente, a duplicidade de contabilização, e comprovar a veracidade, a autenticidade, a unicidade e a adicionalidade das informações referentes à reciclagem de produtos e de embalagens.

Comprovação da logística reversa

De acordo Fernando Bernardes, Diretor de Operações da Central de Custódia, a implementação do Decreto permite projeções positivas relativas a uma estruturação ainda mais robusta do segmento de recuperação de embalagens e avanços nas áreas ambiental e social.

A verificação independente dos dados do setor de logística reversa de embalagens já vinha registrando um avanço bastante positivo antes mesmo do decreto, segundo números da Central de Custódia. Criada no último mês de agosto, a startup concluiu seus quatro primeiros meses de operação com aproximadamente 300 mil toneladas de materiais recicláveis verificadas, a partir da análise de milhares de notas fiscais emitidas por operadores logísticos que destinaram estes materiais para reciclagem.

A expectativa, antes da publicação do decreto, era  fazer a verificação de mais de 600 mil toneladas de recicláveis, o que corresponde a pelo menos 70% de toda a massa de resíduos recuperada e declarada pelos sistemas de logística reversa atuantes no país. Hoje, com o Recicla+, a expectativa é que esse mercado avance ainda mais rápido e alcance as metas previstas no Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

Confira as fotos e vídeos por meio dos links abaixo:

Fotos

Vídeos

Notícias Relacionadas

Web Visualy

01-06-2022

Aniversário Vanágua...

Há 13 anos, no dia 29 de Maio de 2009, estávamos inaugurando nossa tão sonhada Fonte de Água Mineral Vanágua. Somos ainda uma jovem e...

Ler mais

Web Visualy

06-01-2022

70 anos da Poty...

A Poty comemorou seus 70 anos de fundação do jeito que gostamos. Os detalhes da celebração, com a Missa de Ação de Graças e as visitas dos familiares dos colaboradores, você pode con...

Ler mais

Web Visualy

28-09-2021

Sucesso: curso online de...

O sucesso do curso online, recém-lançado pela Abinam, oferecido pela Profa. Dra. Petra Sanchez Sanchez, comprova a necessidade de investir no aperfeiçoamento e qualificação da equipe das empre...

Ler mais

Web Visualy

17-08-2021

Exposibram 2021...

Todas as informações sobre o evento estão disponíveis no site do IBRAM 👇 💻 https://ibram.org.br/  ...

Ler mais