Logo ABINAM e SINDINAM
Google Translate
Imperdível, seja sócio!
icone telefone

+55 (11) 3077-2050 | 3167-2008

13/01/2021

Selo Fiscal

A medida combate o comércio irregular do produto que pode colocar em risco a saúde da população.

A Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam) e o Sindicato da Indústria de Águas Minerais (Sindinam) comemoraram a aprovação em todo o estado de São Paulo do Selo Fiscal, Garantia de Origem, Sanitária e Ambiental em embalagens de água mineral, natural ou potável de mesa e adicionada de sais, instituído com a publicação do Decreto nº 64.645. A medida entra em vigor a partir de 1º de fevereiro de 2021, somente para embalagens retornáveis superiores a 4 litros.

Segundo o presidente da Abinam/Sindinam, Carlos Alberto Lancia, a obrigação do selo representa um avanço para o mercado de águas do estado, já que além de combater a concorrência desleal, evita a falsificação do produto, a sonegação de impostos e garante ao consumidor a procedência da água comercializada, além do cumprimento da PNRS em relação à economia circular. Entretanto a aplicabilidade das multas será considerada apenas a partir de 01/02/2021, ficando este período de fevereiro de 2021 caracterizado como de transição, para liquidação dos recipientes encontrados sem selo em toda a cadeia de distribuição.

De acordo com as novas regras, as empresas envasadoras serão obrigadas a afixar o Selo Fiscal em todos os vasilhames retornáveis com volume superior a quatro litros. A legislação é válida para todos os tipos de água em circulação no estado, mesmo que provenientes de outras unidades da Federação.

“Para comercializar o produto, as empresas terão que se adaptar às novas regras, o que contribui para combater o mercado informal e exercer maior controle sobre produtos clandestinos que podem colocar em risco a saúde da população”, enfatiza Lancia.

Quem descumprir a legislação estará sujeito às sanções determinadas na Lei Federal nº 8.137/90, que define crimes contra a ordem tributária, econômica e relações de consumo.

“A nossa expectativa é que a medida seja implantada em todo o território nacional”, complementa o presidente da Abinam/Sindinam.

Notícias Relacionadas

Web Visualy

01-07-2022

Instituto Rever – C...

Com o lançamento do Instituto Rever, a indústria reafirma seu compromisso com a Logística Reversa no Brasil.   ...

Ler mais

Web Visualy

01-06-2022

Aniversário Vanágua...

Há 13 anos, no dia 29 de Maio de 2009, estávamos inaugurando nossa tão sonhada Fonte de Água Mineral Vanágua. Somos ainda uma jovem e...

Ler mais

Web Visualy

06-01-2022

70 anos da Poty...

A Poty comemorou seus 70 anos de fundação do jeito que gostamos. Os detalhes da celebração, com a Missa de Ação de Graças e as visitas dos familiares dos colaboradores, você pode con...

Ler mais

Web Visualy

28-09-2021

Sucesso: curso online de...

O sucesso do curso online, recém-lançado pela Abinam, oferecido pela Profa. Dra. Petra Sanchez Sanchez, comprova a necessidade de investir no aperfeiçoamento e qualificação da equipe das empre...

Ler mais