A associação foi constituída em 7 de novembro de 1947, no Rio de Janeiro, com a denominação ‘Associação Profissional da Indústria de Águas Minerais’. Em 25 de novembro de 1975 assumiu a atual nomenclatura. Em 1994, a entidade foi transferida para a capital paulista, com o objetivo de favorecer a sua atuação em todo território nacional.
Ao longo da sua existência, a ABINAM tem contribuído de forma incisiva para o desenvolvimento do setor, da qualidade da água envasada e do termalismo. Também tem atuado na área de educação, treinamento e crescimento empresarial de seus associados, especialmente na promoção de cursos e seminários técnicos.
A entidade responde ainda pela regularidade da realização do congresso anual da ABINAM, sempre com a participação de especialistas estrangeiros e brasileiros, que asseguram a disseminação de informações e conhecimentos essenciais à modernização do setor. Os congressos têm o mérito de estreitar o relacionamento com outras instituições internacionais, as indústrias e seus fornecedores de equipamentos e serviços de águas envasadas, resultando em amplos benefícios para a atividade.
A ABINAM é membro associado de conceituadas e reconhecidas entidades internacionais e mantem permanente intercâmbio com instituições congêneres de diferentes continentes, assegurando informações atualizadas sobre o setor.
De 1998 a 2006, a ABINAM foi membro da mais importante organização mundial do setor, o Grupo Internacional das Indústrias de Águas Minerais Naturais da União Europeia (UNESEM/GISEMES), originalmente criada em Paris no início dos anos 50, para promover as águas minerais naturais.
A associação representa o Brasil e os interesses do setor em nível internacional, como membro ativo, desde 2011, do Conselho Internacional das Associações de Águas Engarrafadas na International Council of Bottled Water Associations (ICBWA).
Junto aos poderes públicos do setor (Ministério de Minas e Energia, Ministério da Saúde e Ministério do Meio Ambiente), a ABINAM tem colaborado na elaboração de legislações e normas que contribuam para a melhoria da qualidade do produto e elevação do conceito das águas minerais naturais brasileiras.
Colabora também com a revisão de legislações e normas com o objetivo de impulsionar o setor e atender às demandas do mercado de água mineral natural, beneficiando produtores e consumidores cada vez mais exigentes.
Com o crescimento de consumo no Brasil, a ABINAM empenhou-se na criação de normas para aprimorar a qualidade do envase em garrafões retornáveis, garantindo maior segurança aos consumidores.
Nesse sentido, a ABINAM firmou um acordo, em 2001, com a NSF International, uma das mais respeitáveis certificadoras internacionais de qualidade na área de alimentos, com o objetivo de certificar a qualidade das águas minerais naturais brasileiras e incentivar as envasadoras a buscar o Selo NSF.
Atualmente, a NSF é acreditada pelo Inmetro para realizar as certificações. Hoje são inúmeras empresas que já possuem a chancela do órgão.
A associação tem se dedicado também, juntamente com as empresas produtoras, a orientar e aprimorar a qualificação do comércio de água mineral natural em todas as formas de embalagem dentro das normas da ABNT, Inmetro, Procon, entre outras.
No caso do envase de água mineral natural em garrafões, a ABINAM contribuiu com a formulação de regras no âmbito das normas da ABNT, ANM, Anavisa e Procon.
Outra frente de atuação da ABINAM é a defesa do setor diante das irregularidades das chamadas águas mineralizadas ou adicionadas de sais, segmento que tem crescido sobretudo na região Nordeste, sem atender às exigências da legislação brasileira referente às boas práticas na produção e comercialização do produto.
A ABINAM é a entidade máxima de representação do setor das indústrias de água minerais naturais e potáveis de mesa, sem fins lucrativos, que visa congregar, proteger e defender os interesses do setor, bem como de todo o ciclo produtivo no âmbito da legislação em vigor.